O Grande Boiadeiro Suíço é um bom cão para toda a família, pois é um companheiro fiel e manso, fácil de educar e que se dedica às crianças. No entanto, essa raça é aconselhada para quem não mora nas grandes cidades, pois ele necessita de espaço para se exercitar.
É um cão multifuncional, que salva vidas humanas, puxa cargas e protege casas, pois além de sua resistência, é corajoso e está sempre alerta. Também é um cão muito ágil e perseverante, apesar de ter uma estrutura grande e ser bem musculoso.
Ficha Técnica
Origem: Suíça
Utilização: guarda e companhia
Porte: grande
Pelagem: dupla, com subpelagem densa, grossa e de comprimento médio
Cores: geralmente tricolor nas cores preta, marrom avermelhada e branco
Temperamento: autoconfiante, atento, alerta, devoto
Histórico
Como o próprio nome sugere, o Grande Boiadeiro Suíço é de origem suíça, e seus antepassados são descritos como cães “açougueiros” ou cães “carniceiros”, espalhados por toda a Europa, e eram conhecidos como “mastins de açougue”. Essa raça era criada para guarda e proteção de bens e manadas. Os Grandes Boiadeiros prestaram serviços na Segunda Guerra Mundial, o que favoreceu sua divulgação entre o público.
Cuidados e Dicas
Não deve ser criado em cidades, pois precisa de espaço para se movimentar e de muito exercício.
Requer uma escovação regular em seu pelo, já que ele apresenta pelagem densa e dupla
Curiosidades
Entre os quatro Boiadeiros Suíços (Boiadeiro Montanhês da Berna, Boiadeiro de Enthebuch e o Boiadeiro de Appenzell) esse é o maior e mais antigo.
Segundo registros, a raça foi usada no desenvolvimento inicial do São Bernardo e do Rottweiler