Trata-se de um cão muito obediente, calmo e afetuoso. Apesar de não ter sido criado para ser um animal de companhia, pode se tornar doméstico se for educado desde filhote. Convive bem com crianças e com outros cães e raramente morde. Com um aspecto forte e robusto, também tem uma aparência elegante.
O Gascão Saintongeois está entre os grandes rastejadores franceses, denominados de “grande equipe”. Possui um faro apurado e seu latido é bem sonoro. É um cão utilizado para a caça a tiro e, como é muito veloz, está entre os melhores caçadores de lebre. Multifuncional, também pode ser usado para caças grandes. Seu instinto é de matilha.
Ficha Técnica
Origem: França
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: curta e espessa
Cores: de fundo branco marcado com pintas pretas, ou sarapintado. Tem duas manchas pretas, geralmente em cada lado da cabeça atingindo a orelha e circundando os olhos
Temperamento: calmo e obediente
Histórico
Na tentativa de restabelecer a raça em declínio dos Cães Saintonge, em meados do século 19, o conde Joseph de Caryon Latour de Virelade cruzou os últimos descendentes com Sabujos Azuis da Gascônia do Barão de Ruble, o que originou o Gascão Saintongeois ou cão de Virelade, com o nome do seu castelo. Com isso, o Cão Saintonge, descendente do Bloodhound, acabou desaparecendo. Outra variedade do Gascão Saintongeois é o Pequeno Gascão Saintongeois.
Cuidados e Dicas
Embora obedeça facilmente, precisa de autoridade firme na hora da caça. Devido ao seu instinto de caça, requer espaço para se exercitar.
Por ter uma pelagem espessa, deve ser sempre escovado.
Curiosidades
Não costuma ser um cão tímido e também não é muito fácil encontrar algum exemplar fora da França. Mas ainda é um cão de caça em matilha em alguns países na Europa.