Com origem do cruzamento entre os sabujos franceses e Foxhound ingleses, o cachorro é uma das três raças Anglo-Francesas que diferem apenas quanto à cor da pelagem. Resistente, forte, rápido, corajoso e tenaz, o Grand Anglo-Français Blanc et Orange adora caçar, podendo caçar animais de grande porte, como veado e javali, ou pequenos, como a raposa.
O temperamento desta raça pode variar, refletindo suas origens, sendo que essa variedade apresenta mais aspectos ingleses. Como foi criado para a caça em matilha, convive bem em canil, mas não é indicado para companhia. Embora goste de crianças e seja dócil, se sente melhor caçando.
Ficha Técnica
Origem: França
Utilização: caça
Porte: grande
Pelagem: curta, com subpelagem fina e macia
Cores: branco com manto dourado ou laranja, contanto que não seja muito escuro, próximo ao vermelho.
Temperamento: corajoso e rápido
Histórico
Os primeiros cruzamentos entre ingleses e franceses podem ter ocorrido no século XVI, mas foi no final do século XIX, que a raça passou a ser bastante apreciada como cão de matilha.
Na busca por uma raça de mais resistência, caçadores importaram Foxhounds da Grã-Bretanha para cruzar com os cães franceses. O Grand Anglo-Français Blanc et Orange tem sua origem do cruzamento entre o Billy e os Foxhounds no final de 1800. Os Anglo-Franceses foram reconhecidos oficialmente em 1978.
Cuidados e Dicas
Quando não for utilizado para a caça deve fazer caminhadas periódicas para manter a forma.
Durante seu treinamento, deve ser ensinado a caçar em bandos, e nunca deixar a caça para outro cão.
Curiosidades
Atualmente, a maioria das matilhas de caças grandes é constituída por Sabujos Anglo-Franceses.