Raça Abissínio

Trata-se de uma das raças mais antigas da história. Originário da Abissínia, atual Etiópia, o Abissínio foi desenvolvido na Inglaterra, onde sua docilidade e afetuosidade têm feito sucesso.

Com pelagem fina e musculatura bem definida, o animal é conhecido como o Puma miniatura por ser parecido com o felino selvagem. Há também semelhanças com a pelagem do gato selvagem africano, que permite sua camuflagem na floresta.

Esbelto e musculoso, o felino apresenta uma cabeça ligeiramente arredondada, apesar de lembrar um triângulo. Na versão americana, seu tamanho é menor que na européia.

Dono de um miado tímido e discreto que lembra um sino, o Abissínio é um animal de nível alto de energia, por isso, se for mantido dentro de casa, precisa de brinquedos para se distrair.

Ficha Técnica

Origem: Etiópia
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: vermelho, azul (cinza), bege rosado, tigrado, preto e bicolor
Temperamento: afetuoso, brincalhão e atlético

Histórico

O Abissínio começou a ser exportado para o Reino Unido por volta de 1868. Acredita-se que foi trazido por soldados ingleses que lutaram na Guerra da Abissínia.

No início do século 20 alguns exemplares foram exportados para os Estados Unidos, chegando ao Brasil por volta de 1970.

Cuidados e Dicas

São gatos atléticos, por isso, preferem brincar e se esconder a ficar no colo de seu dono, o que não significa que não gostem de carinho e atenção.

Curiosidades

Acredita-se que o Abissínio seja descendente dos gatos adorados no antigo Egito. De fato, ele apresenta semelhanças com os felinos sagrados representados nos túmulos egípcios.

Trata-se de uma raça extremamente popular. Na Grã-Bretanha, o Abissínio se mantém há vários anos entre os 15 que mais registram filhotes anualmente, enquanto nos Estados Unidos, esta entre os 6 primeiros colocados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo