O Americano de Pelo Curto é um gato bastante robusto, com corpo forte e musculoso. De origem americana, possui a cabeça grande e as bochechas bem desenvolvidas.
De fácil relacionamento, o felino é famoso pela sua resistência e longevidade, além de um verdadeiro esportista. Dono de um corpo comprido, é forte e simétrico. Já as fêmeas são menos robustas.
Apesar de uma de suas variações apresentar pelo curto, a raça possui pelagem espessa, o que lhe dá resistência ao frio, e contribui para a robustez do animal. Já seus olhos variam de acordo com a coloração da pelagem, podendo ser cobre, ouro, verde, azul, avelã ou um olho com cor diferente do outro (odd eyed).
Ficha Técnica
Origem: Inglaterra e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio/ grande
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: preto, creme, bicolor, branco, calico (manchas em vermelho e preto sobre o pelo branco)
Temperamento: personalidade forte, curioso e adaptável
Histórico
A raça foi trazida pelos primeiros colonos que chegaram aos Estados Unidos no século 17. Bem adaptado ao clima, o gato foi de extrema importância para o controle de ratos existentes nas casas, celeiros e armazéns.
Bastante semelhante ao Britanico de Pelo Curto e o Pelo Curto Europeu, o Americano de Pelo Curto teve o processo de aperfeiçoamento da raça a partir do século 20, com o intuito de preservar suas principais características.
Cuidados e Dicas
O Americano de Pelo Curto é ideal para quem já possui cães, uma vez que o felino apresenta um bom convívio com outros animais em casa.
Os pelos devem ser escovados semanalmente com escova de borracha e diariamente na época de mudança de pelo.
Devido ao seu apetite natural, a alimentação deve ser controlada para evitar a obesidade.
Curiosidades
A partir de 1965, passou-se a chamar Americano de Pelo Curto. Antes da data, era conhecido como Pelo Curto Doméstico.
Quando bem cuidado, pode viver de 15 a 20 anos.