Uma raça relativamente nova, criada com o objetivo de unir a beleza dos felinos selvagens com a doçura de um animal doméstico. Trata-se de um gato amigável que raramente tem medo de outros animais.
Dono de uma pelagem semelhante a do leopardo asiático, o felino é robusto e musculoso, tendo a cabeça pequena em relação ao restante do corpo. De perfil, o gato apresenta uma ligeira curva que vai desde a testa até a ponta do nariz.
Amigável e alerta, apresenta uma pelagem brilhosa de textura sedosa e macia. Quando tem espaço para brincar, o felino adora subir em lugares altos.
Ficha Técnica
Origem: Índia e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio/grande
Pelagem: pelo curto, espesso e denso com manchas alinhadas ou dispersas
Cores: castanho, marfim, tigrado, preto, bicolor, azul (cinza)
Temperamento: dócil, alerta e curioso
Histórico
O Bengal é o resultado dos cruzamentos feitos a partir de 1980 do Leopardo Asiático com gatos domésticos. Algum tempo depois novos cruzamentos foram feitos com Maus Egípcios e Ocicats. A prática foi utilizada para diluir os genes das características físicas típicas dos felinos selvagens.
Atualmente, o cruzamento entre o Bengal e outras raças não é mais aceito pelos criadores que só cruzam os felinos entre si. Dos diversos cruzamentos, o felino manteve os reflexos rápidos de seus ancestrais selvagens, porém adquiriu uma doçura típica dos gatos domésticos.
Cuidados e Dicas
Dê bastante espaço para o Bengal brincar. Como o gato é muito curioso, pode subir facilmente em móveis e estantes, além de derrubar objetos e livros.
Curiosidades
Diferentemente da maioria dos gatos, o Bengal não tem medo de água.
A raça é menos sonora que as outras, porém, o gato emite, às vezes, miados fortes que lembram os ancestrais selvagens.