Originário da França no início dos anos 20, o Sagrado da Birmânia ganhou popularidade principalmente em países como Estados Unidos e Reino Unido. De temperamento orgulhoso e curioso, tem pelo vasto, comprido e lustroso.
Uma de suas características marcantes é o colar de pelo ao redor de seu pescoço, além de apresentar as extremidades das patas, orelhas, cauda e face mais escuras.
Dono de um corpo longo, o felino tem porte médio, cabeça larga e redonda e bochechas bem cheias. Seu queixo é bem desenvolvido, enquanto os olhos são sempre azuis e redondos.
Ficha Técnica
Origem: Birmânia, atual Mianmar
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: semilongo e ligeiramente ondulado na barriga
Cores: creme, castanho, lilás, vermelho ou cinza com pontos de cor mais intenso nas extremidades. Possui uma sofisticada marcação branca nas patas
Temperamento: orgulhoso, inteligente e curioso
Histórico
Acredita-se que o Sagrado da Birmânia seja originário dos templos de Burma (atualmente Mianmar, país localizado no sul da Ásia).
Apesar de não ser confirmada sua origem, hoje, a raça está entre as dez que mais registram nascimentos nas principais entidades do exterior.
De comportamento moderado, o gato não é um exímio atleta, devido ao seu corpo robusto e da ossatura pesada.
Cuidados e Dicas
De espírito aventureiro, o Sagrado da Birmânia pode ser frequentemente encontrado no alto de armários e geladeiras, por isso merece uma atenção especial para evitar quedas.
Curiosidades
Todas as variedades da raça têm olhos azuis e “luvas” brancas em suas patas.