O Siamês é uma das raças mais conhecidas do mundo, sendo originária da Ásia, onde tinha como encargo ser guardião do Templo de Sião (Tailândia). Donos de um corpo esguio e uma cabeça triangular marcante, os Siameses são a 3º raça com maior número de nascimentos na Inglaterra e Estados Unidos, só perdendo para o Persa e o Maine Coon.
Dono de um corpo esbelto e esguio, o gato possui os ossos finos e os músculos firmes. Suas orelhas são grandes e ligeiramente separadas. Já sua cabeça é em forma de triângulo, enquanto seu focinho é longo.
Os pés do felino são pequenos e ovais, enquanto sua cauda é longa, fina e mais escura que o restante do corpo. Curiosamente, nos filhotes, a coloração escura das extremidades não existe. Apenas com o tempo são desenvolvidas.
Ficha Técnica
Origem: Ásia e Inglaterra
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto colado ao corpo
Cores: degradê de cinza, chocolate, lilás, canela e creme com manchas escuras nas extremidades.
Temperamento: inteligente, ágil e leal
Histórico
Acredita-se que o primeiro casal de Siameses foi levado para o Reino Unido por volta de 1800. Estima-se que sua popularidade atingiu o auge em 1950, mas foi decaindo devido a mudanças em sua aparência, como seu físico mais alongado.
Muito popular em seu país de origem, o Siamês é muito ciumento e tende a desenvolver uma linguagem própria com seu dono. O felino é ainda ativo e ágil, podendo atingir grandes alturas em seus saltos.
Cuidados e Dicas
O felino é melhor animal de companhia quando vive em par ou em pequenos grupos.
São gatos muito observadores, sabendo, inclusive, onde o dono guarda determinados objetos, principalmente se for comida.
Curiosidades
O gato atinge sua maturidade sexual relativamente cedo, por volta dos 6 meses, ou até mesmo aos 4 em alguns casos.
Os Siameses são naturalmente espertos, sabendo abrir até portas.