Típico das montanhas geladas da Rússia, o Siberiano apresenta uma pelagem bem característica: o pelo é grosso, denso e oleoso para manter o corpo aquecido. De temperamento calmo e independente, não é um felino muito apegado ao dono, mas é muito fiel e amigável.
De porte grande, o animal é robusto e possui uma cabeça larga e redonda. Suas patas são médias no comprimento, enquanto os pés têm tufos de pelos entre os dedos e são grandes. Já as orelhas são pontudas, largas e também possuem tufos de pelos no topo e em sua base.
Ficha Técnica
Origem: Rússia
Utilização: guarda e companhia
Porte: médio/grande
Pelagem: pelo semilongo denso, grosso e oleoso
Cores: marcas tabby, tartaruga e bicolor são as mais usuais
Temperamento: ativo, ágil, independente e amigável.
Histórico
O Siberiano é originário da Rússia, e reza a lenda que ele vivia em mosteiros onde serviam de guarda. Apesar de ferozes, eram tratados pelos monges como companheiros amigáveis, característica que os felinos mantêm até os dias de hoje.
Conhecido há anos em sua terra natal, só foi apresentado ao restante do mundo em 1980, quando começaram as criações do gato. Após 10 anos, os felinos começaram a ser importados para os Estados Unidos, onde foi reconhecido oficialmente pela TICA (The International Cat Association).
Cuidados e Dicas
Muito resistente, o felino não apresenta disposição para doenças e nem requer cuidados especiais além das vacinas e alimentação adequada.
Curiosidades
O pelo espesso e denso do animal, além de proteger do frio, também é impermeável.
O gato pode viver de 15 a 20 anos.