O exoesqueleto negro, assim como suas pinças desproporcionais assustam. Apesar da aparência, o veneno do Escorpião Imperador não é letal, mas provoca dor intensa. Vale lembrar que pessoas alérgicas a picadas de abelha devem tomar cuidado com o Escorpião Imperial, pois a reação pode ser a mesma.
Este escorpião possui pelos sensoriais espalhados ao longo do corpo. A ‘penugem’ ajuda o animal a ‘enxergar’ já que o Imperador é quase cego.
Ficha Técnica
Nome Popular: Escorpião Imperador ou Escorpião Imperial
Nome Científico: Pandinus imperator
Distribuição: Oeste da África
Família: Scorpionidae
Tamanho: de 15 a 25 cm
Cores: preta
Tempo de Vida: cerca de 8 anos
Histórico
Um dos maiores escorpiões do mundo, o Escorpião Imperador é encontrado nos desertos da África. Dado o seu temperamento dócil e tamanho imponente, é constantemente estrela de filmes de terror ou aventura, como A Múmia ou Indiana Jones e a Caveira de Cristal.
Cuidados e Dicas
Em terrários o Escorpião Imperial pode viver tranquilamente sozinho, em dupla, ou até em grupo. Esqueça terrários que lembram deserto. O Imperial vive em florestas úmidas, portanto o ambiente deve ter musgo e locais para que ele possa de esconder e se proteger da luz. O recipiente de água deve ser raso para ele matar a sede e também se refrescar. A temperatura deve variar entre 27 a 30º C, e recomenda-se borrifar água várias vezes ao dia. Um grilo por semana é o suficiente para saciar a fome do escorpião.
Curiosidades
Alguns criadores aconselham polvilhar vitaminas para répteis no grilo, ou algum outro alimento que fornecerá ao Escorpião Imperador.