Esse peixe é praticamente uma necessidade em tanque com algas, pois eles se alimentam das plantas e seu tamanho pequeno não costuma ter um grande impacto na dinâmica do aquário. São muito pacíficos e não atacam ou são importunados por outros peixes.
Ficha Técnica
Nome popular: Limpa Vidro
Nome científico: Otocinclus sp.
Origem: sudeste do Brasil
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 6.8
Temperatura: 23ºC
Tamanho adulto: 4 cm
Tamanho do aquário: 40L
Cuidados e Dicas
Os Limpa Vidros possuem certa sensibilidade à qualidade da água, sendo comum a intoxicação por amônia. Eles apreciam tocas em pedras ou pedaços de madeira e devem ser adquiridos em pequenos cardumes.
É preciso também que o aquarista verifique o tipo de alga que está em seu tanque. Os Limpa Vidros preferem algas verdes e azuis mas não gostam das filamentosas. Sua dieta também deve ser complementada com alimentos vivos como micro-vermes e artêmias.
Reprodução
A reprodução em cativeiro não é muito planejada devido à dificuldade de identificação dos sexos e à grande disponibilidade do peixe, que é extremamente comum em riachos do sudeste e sul do Brasil.
Curiosidades
O Limpa Vidros não costuma apresentar problemas para sua criação. Muito pelo contrário, já que o peixe pode ser a solução para manter um aquário limpo. Se por algum motivo o tanque fica infestado de algas, muitos entusiastas optam por retirar os peixes comuns para outro aquário e substituí-los por uma “equipe de limpeza” de alguns Limpa Vidros. Em poucos dias, a diferença se torna perceptível.