Espécie Cascudo

Esse pacato gigante é muito apreciado pela sua capacidade de limpar algas em aquários com plantas verdadeiras. Mas os animais conhecidos simplesmente como “Cascudo” nas lojas podem fazer parte de diversas espécies diferentes, mas com características semelhantes.

Ficha Técnica

Nome popular: Cascudo
Nome científico: Hypostomus, Liposarcus, Ancistrus spp
Origem: América do Sul
Sociabilidade: sozinho
Comportamento: pacífico
pH: 7
Temperatura: 25ºC
Tamanho adulto: 20 cm
Tamanho do aquário: 100L

Cuidados e Dicas

Muitos aquaristas compram o Cascudo como uma opção fácil para limpar o tanque sem se dar conta das proporções que o animal pode tomar. Dependendo da espécie, o peixe pode chegar a 30cm de comprimento e requerer um aquário grande de pelo menos 200L.

O Cascudo costuma ser um bom companheiro até mesmo para peixes problemáticos, como o Oscar e o Beta por sua capacidade de se camuflar no ambiente. Ele também costuma passar a maior parte do tempo entocado e só sair para se alimentar.

Reprodução

A reprodução de Cascudos em cativeiro é algo raro. Certos aquaristas obtêm sucesso, mas é um processo que depende muito mais de sorte que de algum processo em particular.

Curiosidades

Como são muito vendidos para a limpeza de tanques, diversos mitos nasceram sobre os Cascudos. Alguns dos piores são que eles se alimentam das fezes dos outros peixes e não precisam ser alimentados pelo dono. O estigma dos Cascudos diminuiu nos últimos anos, devido ao aparecimento de espécies coloridas nas lojas especializadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo