Os Cardinais são peixes de pequeno porte que apenas atingem o seu potencial pleno quando adquiridos em grandes quantidades. Existem variações de diversas cores diferentes, mas eles se mostram um tanto sensíveis às condições da água, pois as espécies em lojas são retiradas do seu habitat natural devido a dificuldade na reprodução em cativeiro.
Ficha Técnica
Nome popular: Neon Cardinal
Nome científico: Paracheirodon axelrodi
Origem: Brasil (Bacia Amazônica)
Sociabilidade: grupo
Comportamento: pacífico
pH: 6.4
Temperatura: 27ºC
Tamanho adulto: 3 cm
Tamanho do aquário: 30L
Cuidados e Dicas
Cardinais são peixes sensíveis e não é raro um aquarista chegar com um cardume da loja apenas para encontrá-los mortos na manhã do dia seguinte. A maior preocupação do entusiasta deve dizer respeito à qualidade da água (em particular, como manter baixo o nível de nitrato).
Esses peixes também se sentem cada vez mais valentes e à vontade em cardumes grandes. Em grupos de mais de 50 indivíduos, o seu comportamento se torna bem menos tímido e eles podem ser vistos cruzando o aquário sem medo até de peixes maiores. E os grandalhões também ficam intimidados em atacar os Cardinais quando estão em número grande. A união definitivamente faz a força.
Reprodução
A reprodução dos Cardinais em cativeiro é quase inexistente. Nos rios amazônicos, o Cardinal põe seus ovos em regiões muito escuras, pois são fotossensíveis e morrem quando em contato com iluminação forte. E se as condições da água precisam estar excelentes para que os Cardinais sobrevivam, os cuidados devem ser redobrados durante a reprodução. pH deve estar ácido e o aquário deve apresentar pouco conteúdo material (água “mole”).
Caso o entusiasta queira arriscar mesmo assim, é preciso fornecer uma planta em um vaso para servir como receptora de ovos e cobrir as laterais do tanque para proteger da luz. Com alguma sorte, a ninhada pode chegar a 300 indivíduos e os adultos devem ser retirados para não devorar os filhotes.
Curiosidades
O Cardinal é um dos peixes que melhor simboliza os dilemas de desenvolvimento humano e conservação ambiental. A pesca predatória dos animais para a venda como peixes ornamentais diminuiu em muito o número de Cardinais. No entanto, toda uma indústria surgiu em cidades como Barcelos, às margens do Rio Negro, onde milhares de famílias sobrevivem da pesca dos animais para serem exportados para Europa e Estados Unidos.