Dono de um temperamento tranquilo, o Jabuti de Patas Vermelhas é um dos répteis mais procurados como bicho de estimação no Brasil, principalmente devido ao seu aspecto dócil. O animal é muito confundido com o Jabuti de Patas Amarelas, réptil de mesma espécie que se difere pela cor das patas e cabeça.
A diferenciação dos sexos se dá pela concavidade da barriga, característica que só é visível a partir dos quatro anos do animal. Nas fêmeas, a barriga é côncava enquanto nos machos é reta.
Extremamente territorialistas, os Jabutis Piranga estão prontos para a reprodução a partir dos seis anos, sendo que na primavera começam as disputas entre os machos para obter a melhor fêmea. Nessas brigas os machos batem seus cascos uns contra os outros e dão mordidas, porém dificilmente essas lutas causam lesões graves.
Ficha Técnica
Nome Popular: Jabuti de Patas Vermelhas, Jabuti Piranga, Red-footed Tortoise
Nome Científico: Geochelone carbonaria
Distribuição: América do Sul
Família: Testudinidae
Tamanho: 40 a 60 cm
Cores: existem diversas variações de cor, sendo a mais comum a de corpo marrom esverdeado com patas e cabeça pintadas de vermelho ou alaranjado
Tempo de Vida: 50 anos
Histórico
O jeitão tranquilo e bonachão é um dos atrativos deste quelônio encontrado na América do Sul, com destaque para o Brasil, principalmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. As pintinhas vermelhas são um belo atrativo entre o casco acinzentado e opaco do animal.
Cuidados e Dicas
Em cativeiro, o jabuti deve ser alimentado com vários tipos de folhas, flores, frutos, verduras e proteína animal, como pequenos vertebrados, minhocas, insetos e carne uma vez por semana.
Em cativeiro, para garantir a procriação dos jabutis, é aconselhável a presença de diversos machos para que as fêmeas escolham seus parceiros, uma vez que nem sempre o macho que vence uma briga consegue acasalar com a fêmea.
Logo após o cruzamento, o macho deve ser afastado da fêmea para que ela possa cavar o buraco ideal para seus ovos. Vale lembrar que os jabutis devem viver em um território de areia fofa para facilitar a escavação.
As principais doenças do animal estão relacionadas à alimentação inadequada, que pode favorecer o surgimento de diarréias devido o excesso de mamão e alface e à descalcificação dos ossos devido a falta de suplemento de cálcio, causando casco mole, tremedeiras e impossibilidade de deslocamento.
Curiosidades
O Jabuti de Patas Vermelhas pode pesar até 18 quilos.
Há uma versão albina da espécie, porém ela não sobrevive com facilidade na natureza já que são sensíveis ao sol e facilmente descobertas por seus predadores.
Os Jabutis de Patas Vermelhas colocam de 10 a 15 ovos por gestação.