Espécie Chinchila

As Chinchilas são pequenos roedores nativos dos desertos andinos. Esses simpáticos animais são alegres e possuem o que talvez seja o pelo mais macio do planeta. São curiosos e adoram bisbilhotar, se exercitar regularmente e interagir com o ambiente. Isso faz com que muitos donos de Chinchila se apaixonem pela personalidade dos pequenos exploradores.

O seu período de gestação é grande comparado a outros roedores, cerca de 111 dias. Isso faz com que os filhotes já nasçam com pelos e olhos abertos. As duas espécies de Chinchila existentes hoje são a Chinchilla brevicaudata , que existe na natureza, e a Chinchilla lanigera, que é encontrada nas lojas de animais. A Chinchila Gigante está extinta devido à caça.

Ficha Técnica

Nome científico Chinchilla brevicaudata e Chinchilla lanigera
Origem: Peru e Chile
Porte: pequeno
Pelagem: pelo denso
Cores: cinza, bege, branco e preto
Temperamento: sociável, alegre e ativa

Histórico

As Chinchilas foram descobertas pelo ocidente por exploradores espanhóis no século 16 e logo se tornaram vítimas de caça predatória devido à sua pele extremamente macia. A pele das Chinchilas é 30 vezes mais macia que o cabelo humano, o que a tornou um dos tipos mais caros para a fabricação de casacos. Até hoje, a sua pele é uma das mais caras do mundo e move toda uma indústria de criação de Chinchilas para a sua comercialização.

No final do século 19, as Chinchilas selvagens já estavam praticamente extintas, mas foram salvas pelo engenheiro norte-americano Mathias F. Chapman, que conseguiu permissão do governo chileno para retirar alguns espécimes a fim em tentar a criação de cativeiro nos EUA. Com apenas onze exemplares, ele criou a primeira fazenda de criação de Chinchilas e muito provavelmente salvou os animais da extinção. A partir da década de 60, os animais se tornaram pets relativamente populares.

Cuidados e Dicas

A Chinchila não toma banho com água, pois seus os pelos extremamente densos (cerca de 20 mil pelos por centímetro quadrado) impedem que ela se seque, causando a aparição de fungos e doenças de pele. Em vez de água, elas adoram deitar e rolar em uma banheira de carbonato de cálcio, que deve ser posicionada em sua gaiola.

O estômago da Chinchila é sensível, logo, ela deve ser alimentada com ração específica que pode ser encontrada nas lojas especializadas, e não com a ração de coelhos e hamsters. A sua dieta, no entanto, pode ser complementada com pedaços de frutas como maçã, pêra e uva passa.

São animais muito curiosos que adoram sair da gaiola para explorar o ambiente. O dono só precisa se certificar que elas não irão entrar em orifícios perigosos ou mexer com fios elétricos.

Curiosidades

O nome “Chinchila” é um diminutivo de “Chincha”, povo indígena que foi conquistado pelo império Inca e dividia a mesma região andina dos pequenos roedores. Os Chinchas foram também os primeiros a utilizar o pelo do animal para o vestuário, já no século 9.

Artigo AnteriorPróximo Artigo