Os cientistas já desconfiavam, mas agora foi comprovado: condições adversas como clima rigoroso aumentam o grau de exigência dos pássaros do sexo feminino. Essa foi a constatação de pesquisadores do National Evolutionary Synthesis Center, um centro de pesquisa com sede em Durham, Carolina do Norte, nos EUA.
Para garantir a companhia de uma fêmea, os machos precisam caprichar no galanteio, e tendem a cantar muito melhor do que em situações normais. O estudo foi publicado recentemente na revista científica norte-americana Current Biology.
O estudo mostrou que os machos cantam melhor para seduzir as fêmeas, porém, foi comprovado que quanto melhor o canto, maior a possibilidade da ave ter crias mais saudáveis, além de ser menor a possibilidade dela contrair parasitas.
Para chegar a tais conclusões, foram estudadas mais de 30 espécies de aves diferentes, que tiveram seu canto gravado em um aparelho sonoro ultrassensível. Os dados obtidos foram transmitidos para um computador e transformados em gráficos. Fazendo um cruzamento entre os lugares de pior clima, constatou-se que os machos cantavam melhor nessas áreas.
Cientistas querem descobrir agora se a descoberta também é válida para outros animais, e até mesmo para humanos.