Notícias

Lobo em pele de Cocker Spaniel Inglês?

CC blogdnd - Quem vê cara não vê coração: animais dourados e machos são ainda mais predispostos à agressividade title=Quem vê cara não vê coração: animais dourados e machos são ainda mais predispostos à agressividade
Crédito: CC blogdnd

Nada de Rottweilers ou Pitbulls, segundo um novo estudo da publicação científica Journal of Veterinary Behavior, a raça mais agressiva de cachorro é o Cocker Spaniel Inglês.

Para a conclusão, os pesquisadores da Escola de Veterinária da Espanha na Universidade Autônoma de Barcelona analisaram mais de mil casos de agressividade canina entre 1998 e 2006.

Nesses casos, o Cocker Spaniel Inglês foi o mais comum, seguido de Rottweilers, Boxers, Yorkshire Terriers e Pastores Alemães. Ao aprofundar a pesquisa, a equipe liderada pela pesquisadora Marta Amat descobriu que a raça era mais predisposta a ser violenta com os donos, desconhecidos ou outros animais.

Além disso, a pesquisa afirma que os animais machos e de pelo dourado são os mais hostis. O pigmento do pelo, a melanina, tem uma relação com a dopamina e outras substâncias no cérebro envolvidas no controle da agressividade.

O resultado confirma estudos anteriores, como da Universidade de Córdoba, também na Espanha, que mostrou que machos dourados de Cocker Spaniel Inglês eram mais agressivos que as fêmeas ou Cocker Spaniels Ingleses com outras cores.

No entanto, a pesquisa ressalta que 40% dos problemas de agressividade na amostra contemplada foram associados com falta de autoridade por parte dos donos, que não adestravam seus animais corretamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments