Crédito: CC kwerfeldein
Uma cidade alemã está usando um tipo diferente de gás natural para o seu fornecimento de energia. Trata-se de um eficiente programa que retira energia do estrume de vacas e equinos.
A cidade de Lunen, com 90 mil habitantes, já retira de 30% a 40% de sua energia do biogás de dejetos animais. A prefeitura implementou uma usina no ano passado que hoje gera 6,8 megawatts, o suficiente para fornecer aquecimento para 26 mil casas.
A matéria-prima é retirada de fazendas da região e colocada em tanques de aquecimento, onde o processo de fermentação transforma o estrume em metano e dióxido de carbono, os mesmos ingredientes básicos do gás natural. O gás é então transformado em energia elétrica em uma usina ou distribuído através de um sistema de gasodutos, principalmente para a calefação de residências.
O único inconveniente da tecnologia é o cheiro. Apesar da instalação ser decorada com madeira e plantas qualquer um que passa ao lado da usina não tem dúvida de que todo o estrume da região está sendo levado para lá.