Crédito: WC Gerald W.
Você pagaria 170 reais por um pote de mel de 113g? Tenha em mente que isso equivale a nada menos que 25 reais por uma colher de chá do mel. Pois esse é o preço de mel Manuka, o mais caro do mundo, que está começando a ser fabricado pela primeira vez na Europa. E o sucesso das vendas mostra que tem muita gente disposta a desembolsar a quantia.
O nome do mel não vem das abelhas, mas da planta Manuka, que se prolifera na Nova Zelândia. Os insetos são alimentados com o vegetal, o que transferiria poderes de cura da planta para o mel. Entre as atribuições da planta estão propriedades anti-bactericidas e proteção contra parasitas e fungos.
O sabor do mel Manuka é distinto do mel comum, sendo muito mais forte. O Manuka encontrado naturalmente na Nova Zelândia é o mais valioso, mas muitos criadores resolveram produzir o mel em criadouros especiais. Na Inglaterra, onde as criações estão começando, a produção é inferior à demanda do país.
Segundo o jornal Daily Mail, alguns clientes se empolgam tanto com o mel Manuka que o espalham pelo corpo, o que ajudaria a regenerar a pele.