Notícias

Papel e café feitos de fezes

Uma companhia australiana planeja lançar um papel fabricado a partir das fezes do Wombat, um marsupial da Tasmânia. A empresa Creative Paper pesquisa o produto desde 2005 e já desenvolveu as versões verde e dourado, sendo que a cor depende da época do ano na qual as fezes são colhidas. Representantes da empresa afirmam que apenas animais de cativeiro serão usados para fornecer a matéria-prima.

Os wombats constroem extensos complexos de túneis semelhantes ao de roedores como a toupeira. Diferente de outros marsupiais, o animal possui a bolsa nas costas, para que ao cavar, ele não jogue areia nos filhotes.

Por incrível que pareça, essa não é a única utilidade que o ser humano encontrou para as fezes dos animais asiáticos. O café kopi luwak, que é o mais caro do mundo, custando cerca de 250 reais a xícara, é feito a partir de restos dos excrementos do Paradoxurus hermaphroditus, um mamífero de tamanho semelhante ao de um gato.

O animal colhe os mais doces grãos de café das árvores, que são semi-digeridos e reaproveitados para a fabricação do produto. Segundo especialistas, os grãos são processados por enzimas no estômago do Paradoxurus hermaphroditus, que tiram o característico gosto amargo do líquido e proporcionando um sabor único ao café feito com o grão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments