Dono de uma beleza exótica que traz fascínio aos seus criadores, o Calafate é uma ave de bico cônico e avermelhado devido ao sangue que passa pelo bico transparente. Considerado um dos pássaros mais vendidos no mundo, quando na natureza, voa em bandos e é considerado uma verdadeira praga nas plantações de arroz.
Muito antiga, acredita-se que a espécie foi espalhada pelo mundo por meio dos marinheiros da Indonésia, chegando à Europa em 1890, onde se deu a primeira criação amadora bem-sucedida, na Suíça. No Brasil, a ave é relativamente nova, trazida há 40 anos por criadores que a importaram.
Bem resistente, o Calafate é de fácil convívio com outras espécies, contanto que não seja na época do acasalamento, período que o macho mostra-se extremamente territorialista. Um excelente pai, o pássaro ajuda na construção do ninho, choca os ovos e alimenta a cria juntamente com a mãe.
Ficha Técnica
Nome Popular: Calafate, Pada, Pardal de Java, Java Rice Finch, Rice Sparow
Nome Científico: Padda (Lonchura) oryzivora
Distribuição: originário de ilhas indonésias como Java, Sumatra e Bornéo.
Família: Estrildidae
Tamanho: até 15 cm
Cores: seu corpo é predominantemente acinzentado, enquanto sua cabeça é preta com uma mancha branca. Há variações da ave que podem apresentar tons mais claros ou escuros.
Tempo de Vida: 10 anos em média
Histórico
O animal é proveniente das ilhas de Java e Bali, Indonésia, e pertence à família Estrildidae, mesmo grupo que o Bico-de-lacre. As aves foram apresentadas a outros países por meio de marinheiros, que as levaram primeiramente para a China, Japão, Malásia e Filipinas.
O grupo dos estrildíneos são nativos da Europa e norte da África, sendo levados para o restante do mundo com a intervenção do homem. Os exemplares dessa família são exímios voadores e quando em terra, andam saltitando.
Cuidados e Dicas
A ave adora banho. Na época de criação, em dias quentes, colocar diariamente uma vasilha com água para banho. Na muda (novembro a fevereiro), apenas uma vez por semana.
Apesar de resistentes, as aves precisam ser transportadas para um lugar mais aquecido durante os invernos rigorosos.
Curiosidades
O Calafate se estressa facilmente em viagens e pode até morrer. Durante longos trajetos, o pássaro tem tanto medo que viaja de olhos fechados.
Seu nome científico significa “comedor de arroz”, justamente por ser conhecido como destruidor das plantações do cereal.
O nome Calafate vem de “calafetar”, atividade realizada pelos marinheiros que preenchiam as frestas dos barcos para não entrar água. Da mesma forma, o pássaro faz em seu ninho, preenchendo todos os buracos com folhas e arbustos.