Famoso por sua plumagem vermelho brilhante, o Cardeal da Virgínia apresenta um temperamento dócil, com exceção ao período de reprodução. Dono de um canto melodioso, tanto o macho quanto a fêmea cantam, sendo a distinção entre os sexos feita por meio da plumagem, que na fêmea é marrom. Já o macho é vermelho.
Bem sociáveis, os cardeais toleram com facilidade outras espécies no viveiro
Ficha Técnica
Nome Popular: Cardeal da Virgínia, Cardeal do Norte
Nome Científico: Cardinalis cardinalis
Distribuição: América central, Estados Unidos e Canadá
Família: Cardinalidae
Tamanho: 18 a 20 cm
Cores: o macho possui o corpo predominantemente vermelho, com as asas amarronzadas. Já as fêmeas são castanhas com o peito alaranjado.
Tempo de Vida: cerca de 12 anos
Histórico
O Cardeal da Virgínia, como o próprio nome sugere, é originário dos Estados Unidos (Virgínia), América Central e Canadá. Seu nome científico é Cardinalis cardinalis, e pertence a família Cardinalidae, mesma dos Cardeais Amarelos, Cardeais do Norte, entre outros.
São aves que vivem em locais com muita vegetação e bosques abertos. Acredita-se que os primeiros escritos sobre a espécie tenha ocorrido em 1758.
Cuidados e Dicas
A alimentação do Cardeal é feita da mistura de alimentos para periquitos e canários. Além disso, frutas, verduras e insetos podem ser oferecidos.
Os filhotes devem ser alimentados quase que exclusivamente com insetos e ovos cozidos passados na peneira com farinha de rosca. Larvas e pequenos gafanhotos também podem ser utilizados.
Curiosidades
A ave é símbolo do Estado da Virgínia, Estados Unidos. O pássaro é considerado o melhor cantor entre as sub-espécies de cardeais existentes.