Espécie Galinha Doméstica

Não se sabe ao certo a origem da galinha doméstica, mas o que não se pode negar é a sua contribuição e importância para os seres humanos. Igualmente popular, o macho da espécie é o líder do galinheiro. Cabe ao Galo acordar e avisar o horário de se recolher aos outros animais, além de anunciar a vinda de temporais. Dono de um cacarejo inconfundível, a ave não é monogâmica, podendo copular com diversas fêmeas.

O processo de postura dos ovos acontece durante todo o ano, o que não significa que todos eles serão chocados. Cabe exclusivamente às fêmeas tal tarefa. O tempo médio para a quebra dos ovos e nascimento dos pintinhos é de 21 dias.

Ficha Técnica

Nome: Galinha Doméstica
Nome Científico: Gallus gallus domesticus
Distribuição: presente em todos os continentes
Família: Phasianidae
Tamanho: cerca de 40 cm
Cores: todas as cores são aceitas
Tempo de Vida: até 15 anos

Histórico

Para alguns cientistas, a domesticação da Galinha aconteceu por volta de 3 mil a.C., na Índia. Para outros, a Galinha Doméstica que conhecemos atualmente é resultado do cruzamento entre quatro espécies. Recentemente, um estudo realizado por cientistas suecos da Universidade de Uppsala, e publicado em 2008, reforça esta teoria, mas destaca apenas duas espécies: a galinha-cinzenta-da-selva (uma espécie selvagem da Índia), e a galinha-selvagem-da-selva.

Cuidados e Dicas

Para a criação adequada de galinhas, é importante dispor de um terreiro vasto para que os animais possam ciscar. No local, deve haver ainda um espaço coberto, onde são dispostos os comedouros, bebedouros, poleiros e uma parte separada para a postura (onde as aves põem seus ovos).

Para que não haja brigas e disputas no galinheiro, é necessária a criação de apenas um galo.

Curiosidades

Em setembro de 2008, a Justiça do Mato Grosso autorizou as rinhas entre galos no Estado. A medida foi contra às leis já existentes em todo o Brasil, que consideram a rinha como forma de violência humana contra o animal. De acordo com a lei, a rinha no Estado é uma manifestação cultural, e por isso, deve ser preservada.

Acredita-se que a galinha doméstica seja uma variação híbrida gerada o cruzamento entre a galinha-cinzenta-da-selva e a galinha-vermelha-da-selva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo