Espécie Melro

Extremamente territorialista, o Melro vive em bandos na natureza, contudo, em cativeiro, vive melhor em casal ou com outras espécies de pássaros. Em virtude de seu canto, há criadores que preferem separá-lo da fêmea, juntando-os apenas durante a época de reprodução.

Dono de um canto melodioso, o animal habita jardins, bosques, florestas e até cidades, alimentando-se de insetos, vermes, sementes e frutas. De cruzamento sensível, o Melro reproduz-se apenas duas vezes por ano. As fêmeas põem de três a cinco ovos que demoram cerca de 15 dias para eclodir.

Ficha Técnica

Nome Popular: Melro
Nome Científico: Turdus merula
Distribuição: Europa, Ásia e África do norte
Família: Muscicapidae
Tamanho: entre 24 e 25 cm
Cores: nos machos, a plumagem é preta com asas metalizadas e o bico alaranjado. Já nas fêmeas, a plumagem é amarronzada e o bico cinza. Há ainda a versão albina, que é totalmente branca, com o bico laranja.
Tempo de Vida: até 10 anos

Histórico

O pássaro pertence à família Muscicapidae e, a exemplo dos demais que pertencem ao grupo, tem uma distribuição geográfica vasta que ocorre na África, Caribe, Américas e na Eurásia, incluindo Japão e Filipinas.

As aves do gênero Turdus, como é o caso do Melro (Turdus merula) se adaptam com facilidade a habitats diversos, preferindo zonas arborizadas, mas também podendo habitar ambientes urbanos.

Cuidados e Dicas

Os melros devem ser criados preferencialmente em aviários ao ar livre, mas com uma pequena área coberta que servirá de refúgio à noite. Já o chão do aviário deve conter folhagens e pequenos gravetos que simulem uma mini floresta.

O pássaro sente a necessidade de alimentos vivos como larvas, além de sementes e frutas, tais como o morango e maçã.

Curiosidades

Com um mês de nascidos, as crias devem ser afastadas dos pais, uma vez que eles podem brigar entre si.

Donos de um canto melodioso, os Melros adoram cantar, além de apresentarem docilidade com seus donos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo