Espécie Modesto

De temperamento tranquilo e dócil o Modesto é presa fácil por seus predadores e dificilmente é visto em seu habitat natural, na Austrália. De tonalidade predominantemente marrom com pintas brancas e o peito zebrado, este pássaro apresenta uma diferenciação de sexo muito evidente. O macho tem a testa arroxeada e uma mancha em roxo-escuro no papo, enquanto a fêmea não tem.

Muito sociável, o animal pode conviver em harmonia com outras espécies, com exceção para o período de cópula, no qual devem ser separados em casais. Como trata-se de aves resistentes, elas não exigem cuidados especiais além dos básicos como higiene e alimentação de qualidade.

Ficha Técnica

Nome Popular: Modesto, Diamante Modesto
Nome Científico: Aidemosyne modesta
Distribuição: Austrália
Família: Estrildidae
Tamanho: de 11 a 13 cm aproximadamente
Cores: plumagem marrom com pintas brancas nas asas e peito zebrado. Os machos apresentam a testa roxa e uma mancha no papo arroxeada.
Tempo de Vida: 8 a 10 anos

Histórico

O Modesto, ou Diamante Modesto é originário da Austrália e pertence à família Estrildidae. Aves desta família são chamados de Bicos-de-lacre são geralmente encontrados no continente africano, Ásia e Austrália, salvo algumas poucas exceções.

Trata-se de um grupo extremamente variado que compreende espécies fáceis de criar, muito embora, sua reprodução seja difícil em cativeiro.

Cuidados e Dicas

Embora a criação possa ser feita em viveiros, é aconselhável o uso de gaiolas no tamanho 70cm x 30cm x 40cm. Para o acasalamento, o ideal é que seja providenciado um ninho de madeira próprio para Manom.

Como são pássaros sensíveis podem acabar abandonando o ninho facilmente, logo, é indicado colocar três casais de Manom junto com o casal, uma vez que a fêmea servirá de mãe adotiva para os filhotes do Modesto.

Curiosidades

No Brasil a época de reprodução da ave vai de janeiro a setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo