As pombas, ou pombos são uma das aves mais comuns do mundo e grande parte do seu sucesso se dá ao fato de que ela soube se aproveitar da fartura de comida nos centros urbanos.
É o animal com o melhor senso de direção do planeta. Conseguem localizar seus ninhos ou pombais a mais de 1000 km de distância. Podem voar até 315 km em velocidades de até 80 km/h.
São companheiras antigas dos seres humanos. Existem registros de que os faraós egípcios as utilizavam como mensageiras há 3 mil anos. Existem diversas espécies de pombas, sendo que a mais comum é a Pomba-Doméstica.
Ficha Técnica
Nome Popular: Pomba, Pomba-Comum, Pomba-Doméstica, Pombo-das-Rochas
Nome Científico: Columba livia
Distribuição: Praticamente todo o mundo
Família: Columbidae
Tamanho: entre 46 e 56 centímetros
Cores: branca, cinza e negra
Tempo de Vida: até 15 anos
Histórico
Existem cerca de 300 espécies na família Columbidae, sendo que a mais conhecida é a Pomba-comum, a variação encontrada em praticamente todas as grandes cidades do mundo. As pombas só não povoaram as regiões mais secas do deserto do Saara, a Antártica e o Círculo Ártico, mas até mesmo ilhas oceânicas isoladas possuem alguma variação da família. Uma das poucas exceções é o Havaí.
Cuidados e Dicas
A pomba é criada, geralmente, em pombais grandes ou pequenos, e é uma ave que se adapta muito bem ao cativeiro.
A maturidade sexual acontece a partir dos 4 meses de idade e a reprodução é muito simples. O macho e a fêmea devem ser colocados juntos em um teste para ver se eles se aceitam. Após cerca de 5 dias, caso tudo dê certo, o casal deve entrelaçar os bicos e se dar um “beijo”.
Curiosidades
Os pombos correios foram responsáveis por momentos importantes da história humana. O fundador da agência de notícias Reuters, Paul Reuter, utilizava pombos correios para transmitir notícias rapidamente de Bruxelas a Aachen, em 1860. O resultado da batalha de Waterloo, na qual as tropas de Napoleão foram vencidas, foi anunciada na Inglaterra pouco após o ocorrido graças ao uso dos pombos. Um pombo do exército Francês recebeu até condecorações por bravura na Primeira Guerra Mundial, ao entregar 12 mensagens importantes apesar de ferimentos graves.