Esta ave de coloração singular é originária do Norte e Nordeste da Austrália, vista principalmente próxima de rios e em regiões ricas de árvores e pomares. De temperamento dócil, a ave costuma viver em pequenos grupos e se alimentar de sementes, grãos e algumas vegetações.
No Brasil, o pássaro só é encontrado em cativeiro, sendo facilmente adaptada em viveiros com outras espécies. A diferenciação dos sexos se dá pelo tamanho e a intensidade das cores, que no caso das fêmeas, são menores e mais claras que os machos. À exemplo de outras espécies, o Starfinsh não é um bom pai ficando, geralmente, aos cuidados de Manons a encubação dos ovos.
Como é extremamente tranquilo, o passarinho é indicado para pessoas de mesmo temperamento, especialmente para idosos, uma vez que a ave canta baixo e não costuma fazer barulho. Ela também vive bem tanto em ambientes externos quanto internos.
Ficha Técnica
Nome Popular: Starfinsh, Diamant à Queue Rouge
Nome Científico: Phoephila ruficauda
Distribuição: Austrália
Família: Psittacidae
Tamanho: 10 a 11 cm aproximadamente
Cores: plumagem verde-oliva com pintas brancas e o peito amarelado. A face e o bico são vermelhos, porém, mais escuro.
Tempo de Vida: até 10 anos
Histórico
O Starfinsh é originário das regiões Norte e Nordeste da Austrália e pertence à família Psittacidae. Os pássaros preferem locais próximos a riachos e árvores e atendem pelo nome científico Phoephila ruficauda.
Acredita-se que o grupo dos psittaciformes seja um dos mais antigos, com registros geológicos datados do período Cretáceo. O fragmento encontrado faz parte do bico inferior de uma ave semelhante aos periquitões modernos.
Cuidados e Dicas
Para a criação do Starfinsh, aconselha-se providenciar de 3 a 4 casais de Manons igualmente em período de reprodução, para que estes sirvam de pais adotivos para os filhotes.
A ave é resistente e não exige cuidados especiais além daqueles destinados a qualquer pássaro como higiene na gaiola, água sempre limpa para beber e tomar banho e alimentação de qualidade.
Curiosidades
Atualmente uma série de mutações cromáticas possibilitou o surgimento de exemplares com o bico laranja/amarelo, pés com cor de carne e uma máscara amarelo-ocre. Existem também Starfinshes malhados e amarelos, mas estes são raros.