Muito popular no Brasil, o Tico-tico é uma ave extremamente dócil, sendo famoso pelo seu bom convívio com o ser humano. Por vezes confundido com o Pardal, o animal tem características claras de diferenciação tais como as listras pretas e brancas em sua cabeça e o inconfundível topete.
O habitat natural da ave é o campo, fazenda, ou até mesmo nas cidades do interior, contanto que sejam bem arborizadas. A exemplo de outras espécies, a fêmea do Tico-tico é uma tremenda mãe adotiva. Os filhotes de Chopim são os mais vistos dividindo espaço no ninho com as crias de Tico-tico.
A ave também é muito útil ao homem. Além de comer insetos, ela limpa as hortas de larvas e ervas daninhas. Seu nome, veio de seu pio característico “pic, pic, pic”, muito mais comum durante o choco da fêmea.
Ficha Técnica
Nome Popular: Tico-tico
Nome Científico: Zonotrichia capensis
Distribuição: Brasil, América central e Estados Unidos
Família: Fringillidae
Tamanho: até 14 cm
Cores: sua cabeça possui listras brancas e pretas, enquanto o papo é esbranquiçado. Já o peito é marrom claro e as costas, castanhas, têm listras pretas
Tempo de Vida: até 14 anos
Histórico
A ave é originária de regiões da América Central, América do Sul e Estados Unidos. Ela pertence à família Emberizidae, que se divide nas subfamílias: Emberizinae, Cardinalinae, Thraupinae e Tersininae. Acredita-se que a primeira citação do animal em livros especializados tenha ocorrido em 1776, por Philipp Ludwig Statius Müller.
Cuidados e Dicas
Para a criação em cativeiro, o ideal é um viveiro de 1 metro de largura por 3 metros de comprimento e 2 metros de altura, para um casal. É importante também manter uma banheira com água, trocada todos os dias, e areia para a ave ciscar.
Muito resistente, o Tico-tico não exige cuidados especiais como vacinas e alimentação diferenciada. Comida fresca e água limpa bastam.
Curiosidades
A mania do pássaro de ciscar o chão, terreiro ou horta lhe rendeu o nome em espanhol de “Core por Suelo”, que significa “aquele que anda no solo”.
Por ser um grande apreciador de fubá, a ave ganhou a música “Tico-tico no fubá”, composta por Zequinha de Abreu em sua homenagem.