Espécie Trinca Ferro

Com fama de valente, porém, dócil em cativeiro, o Trinca Ferro é um dos pássaros de canto mais utilizados em competições entre criadores. É uma das poucas aves que muda seu trinado durante a tarde, quando passa a emitir sons suaves e muito agradáveis. Outra de suas características marcantes é a mudança do canto quando estão em disputa com outro macho.

De bico grande e forte, o animal não possui diferenciação entre sexos visível. Machos e fêmeas apresentam uma cor verde oliva no corpo, com as asas amareladas, com peito e garganta esbranquiçadas. Na natureza, a ave pode ser encontrada em quase todo o território nacional em pequenas matas e pomares.

Ficha Técnica

Nome Popular: Pixarro, Estevão e Bico de Ferro
Nome Científico: Saltator similis
Distribuição: Brasil
Família: Thraupidae
Tamanho: cerca de 21 cm
Cores: cor verde oliva, com as asas amareladas, garganta branca e peito e abdome esbranquiçado.
Tempo de Vida: 8 a 12 anos

Histórico

Além do centro e nordeste do Brasil, o Trinca-Ferro é também encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Costumam ser avistados em vegetação densa, com grande predileção por pomares. São onívoros muito versáteis, que se alimentam de frutas, pequenos insetos e néctar. Também podem ser encontrados formando grupos com diferentes espécies de aves.

Cuidados e Dicas

A ave alimenta-se de grãos e pequenas larvas, mas é vital para a sua saúde a ingestão de frutas, como banana, goiaba e mamão, além de verduras como almeirão.

É importante que a gaiola utilizada para a criação seja de puro arame devido a força do bico do animal.

As gaiolas devem ser limpas todos os dias, retirando o papel da bandeja, lavando a grade com água, detergente e desinfetante, assim como o bebedouro, que deve seguir os mesmos procedimentos.

Nos primeiros dias de vida dos filhotes, é importante dar alimento vivo. Fornecer também uma farinha umedecida de boa qualidade, com níveis de proteína acima de 20% também é necessário.

Curiosidades

Um macho pode acasalar com até cinco fêmeas. Quando a fêmea está pronta para a cópula, ela fica estática, parecendo estar em transe.

Artigo AnteriorPróximo Artigo