O Tuim é um Periquito que reúne todas as boas qualidades de uma ave. É manso, de plumagem colorida e vibrante, limpo e de fácil convivência em qualquer ambiente. O som que o pássaro emite, que se assemelha a “tuim, tuim”, deu o nome a espécie.
Na natureza, gosta de viver em bandos que variam de quatro a vinte indivíduos. Os casais são famosos por terem o hábito de ficarem bem próximos, roçando um nas penas do outro numa grande demonstração de carinho.
A diferenciação dos sexos se dá pela plumagem. As fêmeas não têm o peito azulado, enquanto os machos têm. Por ninhada, são postos de três a seis ovos, que eclodem cerca de 20 dias depois.
Ficha Técnica
Nome Popular: Tuim, Cuiúba, Periquitinho, Papacu ou Tuí
Nome Científico: Forpus xanthopterygius
Distribuição: Brasil
Família: Psitacídeos
Tamanho: até 12 cm
Cores: a coloração do corpo é predominante verde, dorso azul (machos) e penas azuis embaixo das asas.
Tempo de Vida: até 12 anos
Histórico
O Tuim é um nome dado a diferentes espécies do gênero Forpus, mas o mais popular é o Tuim-comum, encontrado principalmente em regiões de caatinga e na Floresta Amazônica. Apesar de normalmente habitar regiões baixas, podem ser vistos em bandos de até 20 indivíduos em áreas de maior altitude e de Mata Atlântica.
Cuidados e Dicas
Já que pode ser criado até mesmo em pequenas gaiolas em apartamentos, o pássaro não exige muitos cuidados, sendo a higiene e boa alimentação os únicos requisitos.
Se criados em gaiolas, o material utilizado deve ser o metal, uma vez que a ave pode roer a madeira e fugir.
Diferentemente de algumas espécies, durante a época de acasalamento, o casal de Tuins deve permanecer sempre junto, mesmo depois que os ovos são postos.
Curiosidades
A época ideal para o acasalamento e reprodução do Tuim ocorre nos meses de clima quente.
O pássaro, ao tomar banho de chuva, demonstra grande alegria, canta e arrepia as penas.