Raça Basset Artesiano Normando

Apesar de preferir um belo quintal, o Basset Artesiano Normando pode viver em um apartamento, mas precisa e gosta de longos passeios e exercícios. Apesar da aparência tranquila, o animal é um cachorro independente (como a maioria dos cães de caça) e não aprecia muito obedecer. Por isso aconselha-se adestramento básico quando filhote.

Por ser paciente e calmo, convive muito bem com crianças, e também com outros cachorros. Atualmente, o Basset Artesiano Normando é mais utilizado como cão de companhia do que em caçadas.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto, raso, e fechado sem ser muito fino
Cores: fulvo mantado de preto e branco (tricolor), ou fulvo e branco (bicolor). Nos tricolores, o fulvo avermelhado deverá predominar na cabeça, além de conservar um círculo de pelos mais escuros sobre cada têmpora. O manto (ou manchas que existem sobre a extensão de cores diferentes) será formado de pelos pretos ou rajados
Temperamento: alegre, afetuoso, calmo e paciente

Histórico

O Basset Artesiano Normando é resultado da dedicação de dois criadores: Couteulx de Canteleu, que desenvolveu um tipo mais direcionado para a caça, com linhas mais retas, denominado Artois; e Louis Lane, que preferiu destacar as patinhas dianteiras levemente tortas, batizado de Normando.

As características conhecidas atualmente são heranças do Artois e do Normando, que além de aparecer no físico, estão no nome do cachorro.

Cuidados e Dicas

Como tem orelhas grandes e pesadas, recomenda-se limpeza periódica para evitar problemas como otite. Por ter as patas curtas pode apresentar problemas na coluna.

Curiosidades

Este cão foi, durante o século 19 até a Primeira Guerra Mundial, a raça mais popular de bassets no mundo. Mas as duas grandes guerras quase eliminaram o Basset Artesiano Normando. Além de ser um bom companheiro, o animal é excelente para caçar coelhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo