Considerado um dos menores sabujos (cães farejadores) do mundo, o Beagle é um cão ativo, sociável e dócil. Brincalhão e nem um pouco agressivo, o animal é uma boa opção para famílias com crianças. Alegre, inquieto e com tendência para engordar, ele necessita de espaço e muita atividade física.
Apesar de inteligente, o Beagle não aceita ordens facilmente. O cachorro deve receber adestramento quando filhote para aprender a ter limites e respeitar seu dono. Por ser um cachorro de caça, costuma ser muito independente e não dar ouvidos às ordens recebidas. Por ter o faro apurado, o Beagle passou a ser utilizado em aeroportos dos Estados Unidos para evitar contrabando de alimentos não autorizados.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto
Cores: tricolor (branco, preto e avelã) e bicolor (branco e preto ou branco e avelã)
Temperamento: dócil, sociável e ativo
Histórico
O escocês Ossian já havia mencionado sobre a raça no século 3. Henrique VIII, assim como a rainha Elizabeth I – que tinha uma matilha de Beagles, apreciavam as qualidades do cão. A fama de bom farejador chega a França, assim como os primeiros exemplares, em 1860. Mas foi nos Estados Unidos que o Beagle ganhou popularidade mundial. Charles M. Schulz inspirou-se na raça para criar o cãozinho Snoopy.
Cuidados e Dicas
Apesar de muito ativo, o Beagle tem tendência para engordar. Além disso, sua pele sensível pode apresentar alergias.
Curiosidades
O cão é tão popular na França que ganhou até um dia: 12 de junho é o dia do Beagle.