Apesar do tamanho e da forte musculatura que assustam à primeira vista, o Boerboel é um cão dócil e carinhoso com seus donos. Inteligente e obediente, a raça possui um forte instinto de guarda.
Amável, o Boerboel gosta do ambiente familiar, e é paciente com crianças. Mas é recomendável não deixá-las sozinhas com o cão, já que, devido ao seu tamanho, suas brincadeiras poderiam machucá-las.
Ficha Técnica
Origem: África do Sul
Utilização: guarda e boiadeiro
Porte: grande
Pelagem: pelo curto
Cores: marrom, castanho e suas variações. O branco só é aceito na ponta das patas e no peito
Temperamento: inteligente, confiante, dominante e dócil
Histórico
A fama de ambiente hostil, cercado por animais selvagens, fez com que colonizadores holandeses, franceses e alemães levassem para a África do Sul, durante o século 17, cães do tipo molosso, grandes e corpulentos, como o Dinamarquês, Mastiff, Rhodesian Ridgeback.
Apenas cachorros fortes poderiam sobreviver aos ataques de babuínos, cobras, hienas, leopardos, entre outros habitantes da selva local. O Boerboel é resultado do cruzamento dessas raças com os cães africanos.
Cuidados e Dicas
O Boerboel não exige muitos cuidados. O pelo curto necessita apenas escovadas semanais. Forte por natureza, ele é muito resistente e pode viver até 12 anos.
Curiosidades
Conhecido na África do Sul como o “Defensor Africano” – devido ao seu instinto natural de defesa -, o Boerboel protegia grandes propriedades, além de seus donos contra animais, e também da população nativa hostil.