Por ser muito ativo e estar sempre alerta e pronto para o trabalho, o Boiadeiro Australiano de Cauda Cotó não é recomendado para pessoas que moram em apartamentos ou em casas com quintal pequeno. Ele gosta e precisa de atividades recreativas e de longos passeios.
Fiel e obediente ao dono, esse cão da Austrália é desconfiado e reservado com estranhos. Por ser um cão essencialmente de trabalho, é preciso ser sociabilizado e treinado desde cedo.
Ficha Técnica
Origem: Austrália
Utilização: boiadeiro
Porte: médio
Pelagem: subpelo curto, denso e macio, com pelo curto, reto, denso e um pouco áspero
Cores: azul ou azul sarapintado, todo colorido. Marcas pretas podem aparecer apenas na cabeça. Outra cor permitida é o ruivo salpicado por todo o corpo, inclusive o subpelo, que não pode ser branco nem creme
Temperamento: alerta, obediente, atento e um pouco desconfiado
Histórico
O cão Boiadeiro Australiano de Cauda Cotó nasceu do cruzamento entre cachorros europeus de pastoreio com o australiano Dingo, por volta de 1800. Uma das raças que contribuiu com a característica ‘cotó’ do Boiadeiro foi o inglês Smithfield.
Cuidados e Dicas
Apesar de não ser um cachorro de porte grande, o Boiadeiro Australiano de Cauda Cotó pode apresentar displasia coxo-femural.
Curiosidades
Apesar de parentesco muito próximo, o Boiadeiro Australiano é mais pesado e não tão pernalta quanto o Boiadeiro Australiano de Cauda Cotó.