Raça Boiadeiro de Ardenas

Este robusto e elegante cão não faz feio, apesar de não estar no grupo famoso por sua beleza. Trata-se de um animal rústico, ideal para tarefas de guarda e pastoreio, mesmo com o pouco tamanho (ele pode medir até 62 cm de altura e pesar até 35 kg). Extremamente curioso, o animal é muito leal ao dono e ágil. A coragem e obstinação são outras qualidades que o definem, sendo um cão que convive bem com outras raças.

Sua pequena barba escura e os olhos profundos são outro diferencial, que lhe rendem um aspecto amedrontador semelhante ao do Pastor Alemão. Suas orelhas podem ser pontudas ou ligeiramente caídas e a cauda é na maioria das vezes curta. Vale lembrar que em países onde é proibido cortar a cauda, o padrão permite que ela seja longa.

Ficha Técnica

Origem: Bélgica
Utilização: boiadeiro, guarda e defesa
Porte: médio
Pelagem: pelo médio, denso e desgrenhado. Seu subpelo também é muito denso e grosso.
Cores: todas cores são aceitas, com exceção do branco. A cor do subpelo varia de acordo com a nuança da cor da pelagem. Uma marca branca no antepeito ou nas pontas dos dígitos são aceitáveis. Geralmente a pelagem é composta por uma mescla das cores cinza, preto e fulvo, ou cinza, com cinza pálido indo para o escuro, e ainda a pelagem amarronzada ou avermelhada ou cor de palha
Temperamento: obstinado, inteligente e curioso

Histórico

Estes robustos animais descendem dos cães molossos, classificação que engloba cães mais pesados, ossudos, e em sua maioria, gigantes, originários da Molóssia, região da antiga Grécia. Os Boiadeiros são caracterizados pela eficácia na condução do gado, muito embora, não sejam amigos dos gado, como são os cães pastores das ovelhas, por exemplo.

Cuidados e Dicas

O cão exige um lugar amplo para praticar atividades físicas e gastar sua imensa energia.

Por ser um animal extremamente resistente, dificilmente fica doente, sendo apenas exigido uma boa alimentação e tosquiar seu pelo na região da face.

Curiosidades

Sua pelagem é pesada e resistente, ideal para que o cão possa aguentar baixas temperaturas e permaneça sempre do lado de fora da casa, em seu posto de guarda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo