Raça Boiadeiro Montanhês de Berna

Estes cães de porte grande e bem encorpados são muito comportados e obedientes, muito embora não sejam animais para ficarem dentro das residências. De temperamento extremamente dócil e leal, são ótimos companheiros e convivem em harmonia com outros pets, como gatos e até mesmo cavalos.

Seu temperamento calmo faz dele um cão ideal para puxar pequenas cargas, tarefa para qual eram originalmente usados na Suíça. Com o treinamento adequado eles também podem puxar crianças em carrinhos e participar de paradas. Com o desenvolvimento das fazendas, as funções do cão diminuíram drasticamente, sendo mais famoso atualmente por ser um ótimo companheiro.

Ficha Técnica

Origem: Suíça
Utilização: boiadeiro, pastor, tração e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo médio, denso e resistente
Cores: tricoleres, geralmente brancos, pretos e castanhos
Temperamento: afetuosos, leais, obedientes

Histórico

De origem antiga, acredita-se que os antigos romanos já utilizavam ancestrais do Boiadeiro Montanhês de Berna para pastorear pequenos rebanhos e gado. Ele também substituiu durante algum tempo o cavalo nas funções de tração. Os primeiros registros de comercialização da raça datam o século 18, época em que era vendido pela sua disposição ao trabalho e por não necessitar de cuidados especiais.

Cuidados e Dicas

Duas escovadas por semana são suficientes para manter o pelo do animal em ordem, com exceção para a época de muda (uma vez ao ano), onde a escovação precisa ser diária.

Por ser um cão hiperativo, é necessário que haja um espaço amplo para que ele possa se exercitar.

Pode apresentar problemas de displasia coxo-femural, logo, o dono deve exigir do fornecedor um atestado que comprove que os pais do filhote não apresentam o problema.

Curiosidades

Podem se mover com grande velocidade, apesar de seu tamanho, e de não serem tão resistentes.

São animais muito carentes de atenção e não gostam de ser excluídos das atividades familiares.

Na Suíça, seu país de origem é também conhecido como “Cão da Família”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo