Raça Border Collie

Ele é considerado – de acordo com o ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren – o cão mais inteligente do mundo. Esta qualidade, somada ao fato de ser um trabalhador incansável, o torna requisitado em praticamente 100% das propriedades rurais da Grã-Bretanha.

Mesmo sendo de porte médio, ele não se intimida diante de grandes animais. Lida tranquilamente com rebanhos de gado, ovelhas, cabras, gansos, entre outros animais. Obediente, ele pode trabalhar sozinho ou em grupo.

Com seu olhar penetrante, denominado de “power eye”, consegue dominar rebanhos com grande eficiência.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: pastoreio
Porte: médio
Pelagem: pelo longo e liso
Cores: preto, marrom e vermelho, sempre com fundo branco
Temperamento: inteligente, alerta, esperto, afetuoso

Histórico

As origens do Border Collie sempre estiveram ligadas ao pastoreio. Os cruzamentos da raça visavam um único objetivo: o aprimoramento desta função. Acredita-se que os vikings foram os responsáveis pela entrada do Border (do inglês fronteira) na Escócia. A fama da obediência e eficiência do cão com rebanhos se espalhou rapidamente por toda a Grã-Bretanha. Alguns indícios apontam a origem escocesa do Border como a palavra Collie: nome de ovelha de focinho preto, comum no país, ou uma palavra do dialeto escocês.

Cuidados e Dicas

O pelo longo do Border Collie exige escovações diárias. Alguns poucos exemplares apresentaram doenças como descolamento de retina, atrofia progressiva da retina e displasia coxo-femural.

Curiosidades

No Brasil, comerciais e filmes foram os responsáveis pela popularidade da raça. O Border Collie estrelou campanhas de instituições financeiras e ficou mundialmente conhecido no filme Babe, o Porquinho Atrapalhado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo