O Braco Alemão de Pelo Áspero é uma variação um pouco mais rara, mas que está ganhando espaço entre os entusiastas dos pointers. Como os outros exemplares desse grupo, o animal é um exímio cão de caça, capaz de desempenhar com versatilidade diversas funções.
Ele é pointer e retriever, perdigueiro e cão d’água, além de poder ser usado para caça de animais maiores e mais perigosos, sem contar no seu nariz próprio dos sabujos. Também é um excelente nadador, mas trabalha bem em terreno seco. É tenaz, incansável, resistente e confiante.
Sua principal característica é o seu pelo encaracolado, que fornece boa proteção contra o clima mais frio. O pelo da primeira camada (subpelo) é denso o bastante para isolar a temperatura contra a neve no inverno, e curiosamente se torna quase invisível durante o verão. Já a rústica camada externa protege o cão de plantas e espinhos.
Esses animais possuem pernas longas e um crânio largo e plano. As orelhas são moderadamente longas, com as pontas arredondadas; peito mais comprido do que largo, com costelas arqueadas. São muito inteligentes e versáteis, fáceis de se adestrar e de bom trato com crianças.
Ficha Técnica
Origem: Alemanha
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo duplo, médio e encaracolado na camada externa e denso na interna
Cores: costumam ter cores escuras como chocolate, marrom ou castanho, ou combinações dessas com o branco
Temperamento: incansável, versátil e inteligente
Histórico
A história do cão começou há cerca de 120 anos, quando criadores alemães desenvolveram uma raça rústica e versátil para caçar com uma pessoa ou pequenos grupos nas densas florestas dos Alpes.
Era preciso que o pelo protegesse os animais da neve e da água fria, ao mesmo tempo que fosse de fácil manutenção. O cruzamento cuidadoso de Bracos Alemães levou à criação da variedade de pelo áspero.
Cuidados e Dicas
A raça possui certa vulnerabilidade à displasia coxofemural, infecções de ouvido, doenças genéticas dos olhos e câncer de pele.
Curiosidades
O Braco Alemão de Pelo Áspero possui a combinação de grande afetividade com as pessoas, que gostam de manter muito contato físico com o dono, com altas doses de energia. Também são animais de temperamento forte, e precisam ser adestrados com cuidado para não se tornarem animais “impossíveis”.