O Braco Dinamarquês é um animal forte e de médio porte. Uma das características mais notáveis da raça é a diferença entre os gêneros. Enquanto os machos são pesados e musculosos, as fêmeas tendem a ser mais leves e de temperamento caprichoso.
Trata-se de um cão branco com grandes manchas marrons, que pode atingir entre 54 e 60 cm entre os machos, e 50 a 56 cm nas fêmeas. Ele se comporta de forma estável e controlada durante as caçadas, progredindo lentamente em direção à presa enquanto mantém contato com o caçador.
Ficha Técnica
Origem: Dinamarca
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: branco com grandes manchas marrons, inclusive na cabeça
Temperamento: quieto, corajoso e determinado
Histórico
A origem da raça pode ser traçada até 1710, quando Morten Bak, um morador da cidade de Glenstrup, cruzou cães ciganos com animais de fazenda por oito gerações. Nascia assim o Bakhound, ou Braco Dinamarquês, um animal rústico, branco e com grandes manchas marrons.
Cuidados e Dicas
A raça não tem registro de nenhum problema de saúde em especial. Pode ser um bom animal para a família, desde que pratique bastante exercício físico, pois é um animal com muita energia.
Curiosidades
A raça sofreu uma grande queda de popularidade após a Segunda Guerra Mundial e esteve muito perto da extinção. Devido à persistência de alguns criadores, ela foi revitalizada e hoje é a terceira espécie mais difundida na Dinamarca.