O Braco Francês tipo Pirineus é uma raça muito antiga, usada para apontar a localização de aves para o caçador e recuperar a presa. Ambas as variações de Braco Francês, a do tipo Gascão e a do tipo Pirineus, são originárias do sul do país, e muito populares nessa região, mas raros fora da França.
A principal diferença entre as duas raças é o tamanho. Enquanto o Braco Francês tipo Gascão atinge entre 58 e 69 cm, o Braco Francês tipo Pirineus tem apenas 47 a 58 cm de altura. Trata-se de um cão de porte médio que consegue se mover rapidamente, mesmo sem correr. Possui crânio largo e mais curto que o tipo Gascão.
Ficha Técnica
Origem: França
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: pelo fino e curto
Cores: castanho marrom com manchas brancas
Temperamento: amigável, gentil e submisso
Histórico
O Braco Francês original existe desde o século 15. Através dos anos, esses cães foram levados para outros países e cruzados com raças locais, e quando uma tentativa de encontrar a raça inicial foi feita no século 19, duas variações regionais foram encontradas, uma na Gasconha, e outra nos Pirineus. Nascia assim o Braco Francês tipo Gascão e o tipo Pirineus. Os padrões das duas raças foram determinados em 1880.
Cuidados e Dicas
Não existe nenhum problema de saúde associado à raça, mas escovadelas semanais são indicadas para retirar os pelos mortos.
Curiosidades
Apesar de ser chamado, às vezes, de Braco Francês pequeno, o exemplar é um animal de médio porte, chamado de “pequeno” apenas para diferenciá-lo do Braco Francês tipo Gascão, que é maior.