Dono de um temperamento extremamente dócil, apesar de seu tamanho (pode medir até 64cm), o Braco Saint Germain é um cão pertencente à realeza francesa e que desempenha com precisão a função de recolhedor de caça. É também um animal refinado, elegante e veloz, além de uma pelagem fina e espessa.
Também conhecido como Braco Charles X, Braco Meio-Sangue, ou ainda Braco Francês, o animal é uma excelente pedida para casas com crianças, por ser muito obediente e fácil de lidar. O padrão da raça exige apenas um tipo de coloração, o manto branco com manchas alaranjadas. Suas orelhas são médias e caídas, enquanto seus olhos são redondos e com aspecto sempre alerta.
Ficha Técnica
Origem: França e Inglaterra
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, espesso e bastante fino
Cores: o padrão da raça exige pelagem branca com manchas alaranjadas pelo corpo
Temperamento: dócil, leal, inteligente
Histórico
Este cão de porte grande tem a participação de dois países europeus em sua origem, Inglaterra e França. Acredita-se que em meados do século 19, um casal de Pointers Ingleses tenha sido presenteado ao rei Charles X, da França, mas como o macho morreu pouco tempo depois, realizaram um cruzamento com o Braco Francês. O resultado é o que hoje se conhece por Braco Saint Germain.
Cuidados e Dicas
O cão se adapta com facilidade a diversos ambientes e pode ser criado tanto no meio rural, quanto o urbano, sendo um excelente companheiro da família
Curiosidades
O nome Saint German é uma homenagem à cidade que recebeu alguns filhotes da primeira ninhada de Bracos, levados por soldados franceses.