Raça Briquet Grifo da Vendéia

O cão mais parece um ursinho de pelúcia que acabou de sair da máquina de lavar, de tão emaranhado que é seu pelo. Caçador nato, o Briquet Griffon Vendéen, ou simplesmente Briquet Grifo da Vendéia, é especializado em caça de coelhos à raposas, revelando ser um cão completo.

Apesar de registros apontarem para o surgimento da raça por volta do século 16, foi apenas em 1910 que a espécie moderna estabeleceu-se. Tal como o seu ascendente, o Grande Griffon, esta raça nunca gozou da mesma popularidade internacional, não sendo muito comum sua presença em exposições de renome.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça e pastoreio
Porte: médio
Pelagem: pelo longo, denso e áspero
Cores: são aceitas pelagens branca com amarelo e manchas marrons, alaranjadas ou grisalhas ou ainda os exemplares tricolores
Temperamento: ativo, resistente, leal

Histórico

As origens do cão remetem ao século 16, na França, onde o animal foi desenvolvido, juntamente à família de Griffons Vendéen, a qual faz parte. Ao grupo, pertencem ainda o Grande Basset Grifo da Vendéia e o Pequeno Basset Grifo da Vendéia.

Acredita-se que o cão seja descendente do Grande Griffo, que por sua vez descende do cruzamento entre um Cão de Santo Humberto com uma cadela italiana branca, cujas crias foram chamadas de “Cães Brancos do Rei”, provavelmente por terem sido oferecidos ao Rei Luís XII.

Cuidados e Dicas

Trata-se de um cão de pernas curtas, o que pode levar a problemas de coluna. Suas orelhas ligeiramente longas e caídas, também precisam ser limpas, para evitar infecções.

Como na região da face o pelo pode atrapalhar a visão do animal, recomenda-se que seja tosquiado, principalmente, na região do focinho e fronte.

Curiosidades

O Griffon Vendéen é conhecido pela sua rusticidade, resistência, vigor e obstinação, por isso, nem sempre é muito obediente, além de ser independente e ter um temperamento forte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo