Raça Buldogue Americano

Com instinto territorial, o Buldogue Americano é uma boa opção para quem procura por um cão de guarda. Apesar da cara de mau, o Buldogue é amável, dócil e brincalhão com a família. Apenas estranhos não são bem vindos, principalmente quando invadem seu território sem a presença do dono.

Ele convive bem com crianças, mas pais devem ficar atentos, pois o tamanho e força do Buldogue Americano podem machucar. Quando adulto, não gosta de dividir espaço com outros cachorro – com exceção de fêmeas -, a não ser que seja acostumado desde pequeno.

Ficha Técnica

Origem: Estados Unidos
Utilização: guarda
Porte: grande
Pelagem: pelo curto
Cores: branco, tigrado, malhado, caramelo e algumas outras variações
Temperamento: obediente, fiel e amigável

Histórico

O Buldogue Americano, ou American Bulldog, descende do troncudo e valente Bulldog, que na Inglaterra do século 17, participava de rinhas com outros cães, ursos e touros. A proibição deste tipo de atividade quase extinguiu a raça. Surge então, um outro tipo de cão, mais robusto, troncudo e baixinho, hoje conhecido como Buldogue Inglês.

Alguns exemplares do Buldogue antigo foram levados aos Estados Unidos, junto com os imigrantes ingleses. Nos EUA, mais especificamente na atual Geórgia, o Buldogue manteve suas características originais de cão de proteção, trabalho e combate. Surge então, o American Buldogue, mais alto e menos corpulento do que seu primo inglês.

Cuidados e Dicas

Apesar de muito saudável, alguns exemplares podem apresentar doenças como displasia coxo-femural e de cotovelo (esta mais comum em cães com excesso de peso).

Curiosidades

Naturalmente um cão de trabalho, os Buldogues Americanos são postos à prova em campeonatos nos Estados Unidos. Eles devem participar de provas como IronDog, tração, proteção e até captura de javalis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo