Raça Buldogue Inglês

Alegre, o Buldogue Inglês não dispensa uma boa brincadeira. Afetuoso com crianças, ele é paciente e tolerante. Mas vale lembrar que por ser desengonçado e pesado, suas brincadeiras truculentas podem machucar.

Preguiçoso e tranquilo, costuma não atender ao dono quando quer dormir, uma de suas atividades prediletas. E ainda ronca alto.

Não costuma latir muito, apenas quando necessário. É um cão independente, apesar de ser muito carinhoso e terno com o dono.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: curto e denso
Cores: unicolor (uma única cor, com máscara preta ou focinho preto), apenas unicolor, vermelho em tonalidades diferentes, fulvo, marrom claro, branco e tigrado.
Temperamento: seguro, corajoso, dócil e afetuoso

Histórico

As rinhas entre cães e touros era comuns na Inglaterra desde o século 12. Esses corajosos cães, obrigados a participar dessas atividades, receberam o nome de bulldog (algo como cão para atacar touro). Com a lucratividade e popularidade das rinhas, criadores começaram a desenvolver uma raça especialmente preparada para esse tipo de combate.

A baixa estatura é propícia para que ele atacasse o focinho e o pescoço do touro; o nariz achatado não compromete sua respiração enquanto imobiliza sua presa; a orelha ficou mais curta, para que não fosse rasgada; as rugas na face impediam que o sangue do touro escorresse pelos olhos e focinho, entre outras modificações.

Com a proibição das rinhas, em 1835, a raça quase foi extinta. Mas criadores responsáveis deram continuidade, selecionando animais mais dóceis e equilibrados. Hoje, além da Inglaterra e Estados Unidos, vários países montaram clubes especializados em Buldogues Ingleses, inclusive o Brasil, que ganhou seu primeiro Bulldog Club em 2000.

Cuidados e Dicas

Não force seu Buldogue a praticar exercícios físicos em horários muito quentes. Por ter o canal nasal muito curto, ele tem dificuldade para ‘resfriar’ o ar. É importante limpar – com sabão neutro e água – as dobras do pescoço e do focinho.

Curiosidades

As modificações realizadas para ‘melhorar’ a raça trouxeram algumas consequências aos cães. Suas características físicas dificultam o acasalamento (em muitos casos, quando não todos, é necessário o auxíliko do dono, já que o Buldogue Inglês se cansa facilmente com o esforço físico). O ombro forte e largo impedem o parto natural. Pesquisas indicam que mais de 90% dos partos são feitos por cesariana.

racao_bulldog_inglesCrédito: Divulgação

A pele dos Bulldogs tem como característica uma extrema sensibilidade que, por vezes, pode afetar a saúde da mesma. PremieR Bulldog traz o inovador PremieR Derma System composto por níveis ótimos de Vitamina A, óleo de Prímula, fonte nobre de ômega 6, juntamente com óleo de peixe de águas frias, rico em ômega 3. O perfeito equilíbrio entre eles proporciona uma poderosa ação antiinflamatória, beneficiando assim, a saúde e beleza da pele delicada destes cães. Devido ao seu histórico de força e atividade, a raça também herdou uma forte musculatura e sabendo disso, PremieR Bulldog traz altíssima concentração de proteína com fontes nobres, como salmão, ovos e frango, para um melhor aproveitamento e desenvolvimento muscular. Dotados de uma anatomia característica, os Bulldogs são reconhecidos pelo formato de sua mordedura. PremieR Bulldog oferece um formato especial do alimento que foi desenvolvido especialmente para facilitar a sua apreensão, além de prevenir em até 80% a formação do tártaro em cães adultos. Os Bulldogs apresentam considerável predisposição a problemas articulares e para isso, PremieR Bulldog conta também com o Sistema Pró-Articulação composto por glicosamina e condroitina em níveis ótimos que podem prevenir o aparecimento de problemas nas articulações, pois agem como reparadores. Para a saúde instestinal, PremieR Bulldog apresenta uma combinação exclusiva com fibras especiais de polpa de beterraba branca, M.O.S. e F.O.S. (Prebióticos) e Yucca que reduzem o volume e o odor das fezes.

Veja mais sobre este alimento para Bulldogs

Artigo AnteriorPróximo Artigo