Raça Bulmastife

Apesar da cara de poucos amigos, o Bulmastife é um cachorro dócil e afetuoso com o dono e seus familiares. Corajoso cão de guarda e muito territorialista, ele deve ser sociabilizado desde pequeno com outros cães e filhotes para aceitá-los. Com temperamento forte, não é recomendado para marinheiros de primeira viagem.

Ele convive bem com crianças, mas não é recomendado brincadeiras com os pequenos, já que o cão poderia machucá-los. Ele aprecia a companhia do dono e da família, e não suporta longos períodos de solidão.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: guarda e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto e duro
Cores: seja qual for a tonalidade de fulvo, tigrado ou vermelho, a cor deve ser pura ou saturada. É permitida uma pequena marca branca apenas no antepeito. A máscara preta é obrigatória
Temperamento: dócil, fiel, afetuoso e calmo

Histórico

Resultado do cruzamento entre o Old English Mastiff e o Buldogue, o Bulmastife sempre foi utilizado como cão de guarda. Desenvolvido na Inglaterra em meados do século 19, para proteger fazendas e grandes propriedades, o Bulmastife herdou boas qualidades de seus antepassados.

A raça só foi reconhecida em 1924, pelo The Kennel Club.

Cuidados e Dicas

Como todo cão de grande porte, é preciso ficar atento com a displasia coxo-femural. Evite muitos exercícios até os dois anos. Outro cuidado é em relação ao entrópio (inversão da margem da pálpebra para dentro do olho. Desta maneira os cílios e os pelos das pálpebras entram em contato com a córnea e a conjuntiva, provocando infecção).

Curiosidades

No livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, o cão aparece na 69ª posição da lista dos cachorros mais inteligentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo