Raça Cão de Crista Chinês

Companheiro e brincalhão, gosta de participar de brincadeiras com o dono ou a família e detesta ficar sozinho. Convive bem com crianças, mas por ser muito pequeno e delicado, é preciso tomar cuidado para que o cão não se machuque.

Por não ter pelos, é muito sensível ao frio e ao sol. Pequenos, são cães ideais para apartamentos, desde que o dono ofereça passeios regulares.

Considerado teimoso por muitos, e de personalidade forte, recomenda-se adestramento básico quando filhote.

Ficha Técnica

Origem: China
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: há dois tipos: o pelado, mais predominante, com longos tufos de pelos na cabeça (crista), nas patas (meias), e na cauda (pluma), e o powderpuff, ou ‘pompom’, com pelos espalhados por todo o corpo.
Cores: qualquer cor ou combinação de cores
Temperamento: brincalhão, alegre, companheiro e carinhoso

Histórico

Desde o século 13, o Cão de Crista Chinês faz companhia aos chineses. Estudiosos da raça acreditam que o tipo sem pelo surgiu após cruzamento com o Chihuahua. Já outros acham que a perda de pelo aconteceu quando o cão foi levado para a África.

Esses cruzamentos foram possíveis porque muitos Cães de Crista Chinês viviam em navios, onde caçavam ratos. Ele chegou à Europa no século 19, e causou alvoroço pelo visual inusitado.

Cuidados e Dicas

Foi observado em alguns exemplares, o aparecimento de atrofia progressiva da retina. O pelo do tipo pompom deve ser escovado regularmente.

Curiosidades

O Cão de Crista Chinês pelado, ao contrário de muitos cães, possui glândulas sudoríparas que o permite suar para aliviar o calor, já que grande parte do seu corpo não possui pelos. Grossa e resistente, a pele do cachorro costuma ter manchas ao longo do corpo.

A palavra powderpuff, que denomina o tipo ‘com pelo’, remete a espécie de esponjinha, ou pompom utilizado pelas mulheres para aplicar o pó compacto no rosto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo