Como o próprio nome lhe sugere, o Hanover é um excelente cão farejador de pista de sangue, além de ser extremamente persistente. Trata-se de um cão especialista em presas grandes, e muitas vezes, o cão é utilizado para recuperar presas frias, ou seja, aquelas mortas ou feridas há muitos dias e que não foram encontradas por outros farejadores.
De temperamento calmo e tranquilo, o cachorro é muito ligado ao dono, além de muito leal. Apesar de sua docilidade e fácil adaptação, ele dificilmente é utilizado como animal de companhia e também não gosta de lugares urbanos. É um cão bem constituído e musculoso, muito embora a agilidade não seja uma de suas características mais marcantes.
Ficha Técnica
Origem: Alemanha
Utilização: farejador, caça
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, grosso e lustroso
Cores: tons vermelhos com ou sem rajados em preto ou tigrados. Marcações na face em preto são aceitas. Uma pequena mancha branca no peito também é aceita.
Temperamento: inteligente, calmo e equilibrado
Histórico
A história deste cão inicia-se na Alemanha, no século 19, por meio de caçadores da região de Hanover, que realizaram cruzamentos entre Cães de Santo Humberto, Bracos Celtas e outros grandes sabujos.
Cuidados e Dicas
Trata-se de um cão rústico e resistente que não exige muitos cuidados. O animal só não deve ser criado em apartamentos ou em casas com pouco espaço para se exercitar. Escovadelas semanais para retirar os pelos mortos também são recomendadas.
Curiosidades
Extremamente obstinado e persistente, o animal é utilizado para encontrar presas quando nenhum outro cão farejador foi capaz de encontrar.