Raça Cão de Taiwan

Nada de apartamento para este cachorro, e nem quintal pequeno. Muito ativo e brincalhão, o Cão de Taiwan precisa de muito espaço para correr, brincar, e fazer exercícios.

Perspicaz e inteligente, o Cão de Taiwan é obediente e aprende com facilidade. Ele convive bem com outros cães, já que era usado para caças em grupo. Apesar dessa boa convivência entre outros animais, o Cão de Taiwan é muito leal e protetor com seu dono. Ele não aprecia a presença de pessoas estranhas, principalmente se elas se aproximarem de seu proprietário.

Ficha Técnica

Origem: Taiwan
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelos curtos e duros, bem assentados ao corpo
Cores: preta, tigrada, fulva, branca, branca e preta, branca e fulva ou branca e tigrada
Temperamento: confiável, alerta, destemido e fiel

Histórico

Estudos e pesquisas realizadas por duas universidades japonesas (Gifu e Nagoya) comprovaram a origem do Cão de Taiwan. Eles são descendentes de um antigo cachorro caçador denominado Pariah, que vivia no sul da Ásia.

Antes de ser domesticado, o cão em destaque vivia de maneira selvagem, enfrentando o terreno irregular e espesso de Taiwan. Com a aproximação do homem, ele passou a ser companhia fiel dos caçadores, pelas florestas.

Hoje, após mostrar habilidade e inteligência nos treinamentos, o Cão de Taiwan, também conhecido como Cão da Montanha de Formosa, atua também na guarda, resgate, e companhia.

Cuidados e Dicas

De pelo bem curtinho, o Cão de Taiwan exige poucas escovadelas, o suficiente para eliminar os pelos mortos.

Curiosidades

Para não ser extinto, ecologistas de Taiwan solicitaram ao governo que criasse uma equipe de pesquisa para o cachorro, com o objetivo de ajudar a preservar a linhagem pura do Cão de Taiwan.

Artigo AnteriorPróximo Artigo