Dono de um temperamento extremamente dócil e brincalhão, o Lamalês Americano é ideal para apartamentos e residências com crianças e outros animais de estimação. São animais quietos e alertas, e nunca latem sem motivo.
São também animais de pequeno porte – podem pesar até 8 kg -, com pelagem longa, lisa e um pouco desgrenhada. Muito sensível, o pelo do animal demora até 3 anos para se desenvolver totalmente, além de seu rabo também ser peludo, lembrando um espanador. Extremamente carente, este cão não deve ser deixado em casa sozinho, e gosta de agradar o dono.
Ficha Técnica
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelagem dupla, longa e lisa. Na região das pernas é aceitável pelagem levemente enrolada
Cores: a única cor aceitável é o particolorido preto e branco. Deve haver marcação preta na cabeça orelhas e em torno dos olhos.
Temperamento: brincalhão, carinhoso e alerta
Histórico
A origem desta raça é ligeiramente recente, e remete a década de 50. O animal é fruto do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Maltês e surgiu na região da Baia de São Francisco, na Califórnia.
Pouco tempo depois, em 1960, o cão recebeu reconhecimento internacional e estabeleceu-se o padrão da raça. Vale lembrar também que durante a década de 90, alguns acasalamentos com outras raças para melhorar e ampliar a gama genética, o que ajudou a eliminar muitos dos defeitos genéticos.
Cuidados e Dicas
Com pelagem longa e lisa, é aconselhável escovadas duas vezes por semana para a retirada de pelos mortos e também evitar que eles embaracem.
Para competições, só é permitida a tosa nas patas e o pelo que cai no rosto não deve ser preso.
Curiosidades
Os cães gostam de buscar e levar brinquedos, sendo habilidosos, inclusive, para segurá-los apenas com as patas dianteiras.