Raça Cão Lobo Checoslovaco

Trata-se de uma raça relativamente nova, que tem sua história iniciada a partir de 1955. É um animal ativo, inteligente, corajoso e destemido. É um cão de trabalho e pode atuar em várias funções como o resgate, por exemplo, devido ao faro apurado. O Cão Lobo Checoslovaco também é um cão de guarda e tração.

Dono de grande resistência, o cão pode ser treinado por horas a fio, contanto que tenha motivação para isso. Ele não gosta de rotinas, mostrando teimosia caso não esteja gostando do treinamento. São também cachorros que vivem em matilhas, portanto, aceitam a presença de outros cães na casa. Desconfiados, eles devem ser sociabilizados desde pequenos para ter um bom temperamento.

Ficha Técnica

Origem: Checoslováquia
Utilização: cão de trabalho
Porte: grande
Pelagem: pelo curto e assentado. No inverno, o subpelo fica mais denso para proteger o animal do frio, enquanto no verão, ele tende a cair
Cores: amarelo acinzentado ou prata acinzentado com máscara palha no focinho
Temperamento: emotivo, fiel e sociável

Histórico

O cão é originário da Checoslováquia (hoje República Checa e Eslováquia) e é fruto do cruzamento entre um Pastor Alemão e um Lobo dos Cárpatos. Foi apenas dez anos mais tarde, no entanto, que os cruzamentos voltaram a ser feitos, e visavam combinar as qualidades dos lobos e dos cães domésticos. Foi apenas em 1989 que a Associação de Criadores da Checoslováquia reconheceu a raça como um exemplar nacional.

Cuidados e Dicas

Recomenda-se que antes de procriar a espécie, a matriz e o padreador devem apresentar os exames de displasia coxofemural e dos cotovelos.

Curiosidades

São animais incrivelmente resistentes, herança herdada de seus parentes lobos, portanto, conseguem caminhar por milhares de quilômetros sem alimento ou descanso, se necessário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo